Review – Yii Project Blueprints

Yii Project Blueprints

O autor

Charles R. Portwood II tem mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de aplicações web, além de ter grande experiência na integração de código PHP com aplicações mobile nativas. Ele contribuiu com muitos guias e tutoriais para a comunidade de desenvolvedores Yii. Além disso ele também é um administrador de sistemas Linux.

Quando não está na frente do computador ele pode ser encontrado escrevendo histórias, fotografando a natureza ou “gastando tempo” com sua esposa.

O livro

O livro Yii Project Blueprints (em tradução livre: “Diagrama de projetos Yii”) pretende ser um guia para que você saiba como desenvolver um projeto passo a passo, desde a concepção, passando pelo planejamento e indo até a implementação.

Ele ensina você a utilizar grande parte dos recursos do Yii, além de bibliotecas de terceiros.

Resumo dos capítulos:

1 – A Task-management Application: este capítulo ensina a criar um gerenciador de tarefas simples. Nele, você irá aprender a utilizar o banco de dados (SQLite) e a trabalhar com “migrations”, além de aprender a usar o Gii (gerador de código) para criar os modelos do seu banco de dados. Também trata da camada de apresentação e de outros assuntos, como segurança.

2 – Discovering What’s Nearby: este capítulo ensina a integrar o Yii com a API do Google Maps.

3 – Scheduled Reminders: aqui ele explica como desenvolver um sistema de agendamento multiusuário, onde o sistema avisa o usuário (por e-mail) quando o evento estiver próximo de acontecer.

4 – Developing an Issue-tracking Application: mostra como você pode criar um sistema de gerenciamento de “incidentes” (ou de tickets de suporte). Você também aprenderá a gerenciar usuários e grupos, além de enviar e-mails através do SendGrid.

5 – Creating a Microblogging Platform: ensina a criar um sistema de microblog parecido com o Twitter, incluindo o cadastro de usuários. Também ensina como você pode integrar seu sistema com outras redes sociais através do HybridAuth e a utilizar o Composer para gerenciar as dependências do seu projeto.

6 –  Building a Content Management System:  aprenda a criar seu próprio CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)  / blog usando o Yii. Neste capítulo você usará o que já aprendeu nos capítulos anteriores e também aprenderá a integrar o Yii com mais bibliotecas de terceiros além das que já foram apresentadas.

7 –  Creating a Management Module for the CMS: saiba como criar um módulo de gerenciamento para o CMS desenvolvido no capítulo anterior. Aprenda também a migrar os dados dos controllers usados anteriormente para um módulo, fazendo com que esse possa ser utilizado em outros projetos.

8 – Building an API for the CMS: Mostra a você como criar uma API para seu CMS usando um módulo JSON e REST.

 

Conclusão

Apesar de o Yii 2.0 ter sido lançado recentemente, acredito que esse livro possa ser interessante mesmo para aqueles que já estão migrando para a nova versão do Yii, pois é possível usar (embora de formas diferentes) as técnicas e idéias do livro com a nova versão do framework.

Onde comprar

Você pode comprar o livro direto no site da Packt Publishing.