Review – Yii Application Development Cookbook – Second Edition

Demorou, mas chegou a hora. Há algum “tempinho” prometi que faria uma review do livro “Yii Application Development Cookbook – Second Edition”.

Como tinha outros livros na fila e também andava ocupado com outras coisas, preferi aguardar até ler o livro inteiro (são cerca de 400 páginas) antes de fazer essa análise.

Mas chega de desculpas e vamos ao que interessa.

yii_cookbook2

O autor

Alexander Makarav  é um engenheiro russo e desde 2010 ele faz parte da equipe de desenvolvimento do Yii Framework. Ele participou da comunidade Russa do CodeIgniter antes de entrar para a equipe de desenvolvimento do Yii.
Você encontra mais informações sobre ele no próprio livro ou em seu blog (em russo).

O livro

O livro divide-se em 13 capítulos, que cobrem das operações mais básicas (como configurar componentes) às mais avançadas (como segurança e perfomance).

Como diz o título do livro, ele é baseado em “receitas” passo a passo, explicando em detalhes como fazer e como funciona cada uma delas. Ao final de cada receita também são dadas dicas extras, além de links para a documentação do Yii ou de ferramentas relacionadas à receita.

É importante que você tenha um conhecimento básico do Yii, como a criação de uma aplicação. Se você ainda não conhece, sugiro que leia meu tutorial ;).

Resumo dos capítulos

1 – Under the Hood – O primeiro capítulo trata de recursos “escondidos” da api do Yii que não são mostrados no guia oficial. Aqui, entre outras coisas, é explicado como utilizar getters e setters, exceções e configurar componentes.

2 – Router, Controller, and Views – Como o próprio título do capítulo diz, aqui você aprenderá a utilizar esses recursos de forma mais avançada.

3 – AJAX and jQuery – O lado cliente do Yii usa bastante o JQuery e aqui você encontrará dicas importantes, principalmente no uso de Ajax e JSON.

4 – Working with Forms – Apesar de ser muito fácil trabalhar com forms no Yii, aqui há dicas interessantes, incluindo um exemplo de como criar um widget que capture dados.

5 -Testing Your Application – Nesse capítulo você encontrará todas as informações para criar seus próprios testes automatizados (TDD), além de também gerar relatórios de código usando o Xdebug.

6 – Database, Active Record, and Model Tricks – Praticamente tudo sobre como trabalhar com banco de dados no Yii.

7 – Using Zii Components – Explica como você pode usar os componentes da biblioteca Zii, tais como grids e listas

8 – Extending Yii – Nesse capítulo você aprenderá como é fácil ampliar os recursos do Yii, criando seus próprios widgets, componentes e módulos.

9 – Error Handling, – Debugging, and Logging – Entenda como funcionam as mensagens de erro e de log do Yii.

10 – Security – Explica como tornar sua aplicação mais segura, tanto para o usuário quanto para o próprio sistema. Também explica como implementar RBAC (Role Based Access Control).

11 – Performance Tuning – Tudo para melhorar a performance da sua aplicação, com dicas de como otimizar as configurações do sistema.

12 – Using External Code – Precisa usar código de uma biblioteca externa, tal como o Zend? Esse capítulo explica.

13 – Deployment – Saiba quais são as melhores formas de colocar o seu código em produção ou diponibilizá-lo a terceiros.

Conclusão

Yii Application Development Cookbook – Second Edition é um livro excelente para quem quer ter à mão um “canivete suíço” de soluções. Embora seja bom ter algum conhecimento no framework, nada impede que alguém não tão experiente consiga usar as soluções do livro.

Onde comprar

Você encontra o livro (e-book) na Livraria Cultura.

Também é possível comprar o livro na Amazon (impresso ou e-book) ou na Packt Publishing (também impresso ou e-book).

É interessante visitar o site do livro, onde poderá encontrar mais informações sobre o mesmo.