Criando um site com DotNetNuke. Parte final – Skins e Containers.

Agora que temos nosso site, o que fazer se você não gostou da “cara” padrão do DotNetNuke? A resposta: Skins, que é como são chamados os templates para o DNNuke.

Vamos alterar a skin do nosso site. Existem vários sites que disponibilizam skins para o DNNuke, e você também pode criar a sua. No nosso caso, vamos baixar uma. Entre no site http://www.dnnskins.com e baixe a skin (no caso, baixei a “XDDesignAway”). Você também pode procurar por outras no site. Para baixar, é preciso registrar-se. 

Volte ao site que criamos, e logue-se como host (caso o admin do site não tenha permissão de instalar skins, o que é padrão). Clique no menu Admin/Skins.Você verá a lista de skins que já estão instaladas:

Clique em “Upload Skin”. Na próxima tela, selecione o zip da skin, e clique em Install Skin Package.
Terminando a instalação, um relatório é exibido, como na imagem abaixo:

Agora, clique em Return. Na lista de skins, selecione XDDesignAway ou alguma que você tenha instalado.

Você pode clicar em algum Preview para ver como o site ficará. Clique em Apply em alguma das skins. Se você olhar o site, irá reparar que o layout e as cores mudaram, mas os elementos ainda tem a aparência anterior. Para mudar isso, clique em Apply também em algum dos containers, que ficam logo abaixo.

Como você deve ter reparado, também é possível usar containers de um pacote com skins de outro. Aí, fica a seu critério (e gosto).

Observação: Repare que na parte de baixo, em “Apply to”, existem 2 opções: Portal e Admin. Caso queria que o admin continue com a cara padrão do DotNetNuke, desmarque antes de clicar em Apply. Se já clicou, pode voltar atrás clicando em “Restore Default Skin”.

E aqui está a nova “cara” do nosso site após trocarmos a skin:

Se não gostou dessa skin pode trocar por outra ou criar a sua.

Aqui termina o tutorial básico de DotNetNuke. Espero que tenha sido útil.

Não pararei com as postagens sobre DNNuke. Futuramente espero escrever mais artigos sobre o tema.

Wagner disse:
0

Olá, Nilo.

Obrigado. 🙂

Mesmo sem conhecer VB.Net é perfeitamente possível trabalhar com o DotNetNuke. Caso precise criar algum “plugin” para ele, não é necessário fazê-lo em VB.Net, pode ser em C# ou em outra linguagem .Net que você domine.

Quanto a usá-lo com Oracle, nunca o fiz, e aqui há uma thread sobre isso (com alguns possíveis problemas): http://www.dotnetnuke.com/Community/Forums/tabid/795/forumid/107/threadid/227729/scope/posts/Default.aspx

Nilo Gabriel disse:
0

Olá Wagner, primeiramente parabéns pelo seu blog!!! Estou iniciando um projeto de portal corporativo na empresa que eu trabalho, então para não reinventar a roda resolvi procurar em cms que agilizasse o processo. O cenário da empresa é desenvolvimento em c# utilizando BD Oracle. Após pesquisar cms que trabalhassem dessa forma descobri que existem muito poucos, na verdade o que eu percebi ter uma comunidade mais ativa foi o próprio dotnetnuke, apesar de ser feito todo em vb.net. Levando em consideração a sua experiência com ele, seria a melhor alternativa trabalhar em cima do framework do dotnukenet? Mesmo não tendo experiência em programação vb.net, e tendo que implanta-lo com o bd da oracle. Desde já agradeço sua atenção, e mais uma vez parabéns pelo tutorial de instalação. 🙂