Criando um site com DotNetNuke. Parte 2 – Menus administrativos

Continuando nosso nosso aprendizado sobre o DotNetNuke, abra o site criado no artigo anterior.
Faça o login (canto superior direito) com a conta do super usuário. Você deve ter reparado que a mesma página aparece, mas com alguns detalhes diferentes:

Logo explicarei o que é e para que serve cada parte.
Por enquanto, vamos nos ater aos menus. Os submenus Admin e Host: foram adicionados ao menu principal:

Se você tivesse logado como administrador do portal, apenas o menu Admin seria acrescentado.
Vamos conferir primeiramente os itens do menu Host:

Host Settings – Exibe informações técnicas sobre o host, como versão do DnNuke instalada, caminho físico etc. Também permite que alteremos configurações como título do host, e-mail de contato do host, selecionar o portal padrão do host, skins, servidor smtp entre outras.
Portals – Aqui podemos criar/alterar/remover portais que estarão hospedados neste host. Um host pode ter vários portais.
Module Definitions – O DnNuke trabalha por meio de módulos. Módulos são componentes extras que podem ser adicionados ao host e/ou a determinado portal. Caso você precise, por exemplo, de um fórum, não é preciso escrever todo o código para criar um. Basta adicionar o módulo de fórum e usá-lo. Aqui você gerencia os módulos existentes, alterando propriedades (que variam conforme o módulo selecionado) como nome amigável, entre outras. Você também pode definir que um módulo só possa ser usado por determinados portais. Você também pode instalar e remover módulos por aqui.
File Manager – Caso precise trabalhar com os arquivos do host (trocar uma imagem existente em uma pasta, por exemplo), pode fazer por aqui.
Vendors – Serve para gerenciar afiliados, anunciantes, etc.
SQL – Precisa fazer alguma alteração direta no banco de dados? Crie sua string SQL e rode por aqui.
Schedule – Aqui você pode agendar tarefas para que o portal execute. Por exemplo, fazer com que o host remova o cache interno a cada 2 horas.
Language – Aqui selecionamos e/ou instalamos os idiomas suportados pelo host/portais. Selecione, por exemplo Português(Brasil) e clique em Add. Nosso idioma passa a ser suportado pelo host. Aparece a bandeira do Brasil nas páginas, e quando o usuário clica nela, as seções são exibidas em português. Logicamente isso não traduz textos que o administrador do host/portal tenha adicionado, traduz os textos dos módulos que tenham um pacote de tradução instalado.
Search Admin – Aqui você configura os parâmetros de busca. Por exemplo, pode especificar que a busca exigirá que cada termo contenha um mínimo de 3 letras.
Lists – Como o nome já diz, aqui você gerencia listas de dados. Podem ser nomes de países, moedas, medidas, ou qualquer outra que você queira.
Host Accounts – Aqui você gerencia os administradores do host.
Skins – Aqui você instala, remove, altera os skins e containers do host. Skins são as “peles”, que alteram as cores e o layout padrão do host/portal. Containers alteram a aparência dos módulos que são usados no host/portal.

Agora, vamos ver as opções do menu Admin:

Site Settings – Aqui você configura o portal atual. Você pode definir o título, descrição, palavras-chave, aparência (qual skin o portal vai usar, css etc), idioma padrão e outros.
Pages – Neste item você cria, edita, remove páginas e as definições delas. Você pode definir o título, permissões de acesso (quais usuários podem ver a página), aparência (se a página usa um skin específico ou o padrão do site). Também pode definir a ordem em que as páginas aparecem nos menus, ou se ela fará parte de um submenu.
Security Roles – Aqui você pode gerenciar grupos de usuários.
User Accounts – Semelhante ao mesmo item do menu Host, aqui você gerencia os usuários. Também pode especificar de quais grupos cada usuário faz parte.
Vendors – Mesma coisa do menu host, mas é relativo ao portal.

Site Log – Estatísticas do portal.
Newsletters – Para enviar informativos.
File Manager – Idem ao item do menu host, mas relativo ao portal.
Recycle Bin – Quando você remove uma página ou módulo, eles não são excluidos definitivamente. Aqui você pode removê-los de vez, ou restaurá-los.
Event Viewer – Aqui você vê os logs do portal. Por exemplo, quando uma tentativa de login dá errado, ela é armazenada e você pode conferir aqui.
Skins – Igual ao item do menu host, mas relativo ao portal.
Languages
Igual ao item do menu host, mas relativo ao portal.
Site Wizard – Aqui você tem um assistente para configurar o portal de uma forma mais fácil.
Authentication – Aqui você seleciona quais tipos de autenticação o portal proverá (Windows Live, por exemplo).
Solutions Explorer – Precisa de um módulo de frete? Este item abre uma página com uma espécie de classificados, onde várias soluções de módulos (pagos) para Dnnuke são disponibilizadas.

Aqui tivemos uma visão geral dos menus administrativos. No próximo artigo começaremos a trabalhar com o conteúdo do site.

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Muito bom Tutorial, porem precisa de algumas atualizacoes pra DNN 5

Promovendo DotNetNuke no Brasil:
http://www.DotNetNukeBrasil.com.br