Criando um site com DotNetNuke. Parte 1 – Instalação e visão geral

CMSs (Content Management Systems –  Sistemas Gerenciadores de Conteúdo, em português) facilitam muito a vida na hora de criar sites onde o conteúdo é bastante atualizado e o cliente quer algo rápido. Se quiser uma visão geral sobre CMS, dê uma olhada na Wikipédia.

Pretendo, nos próximos artigos, mostrar como é fácil usar esses sistemas. Inicialmente, mostrarei como se instala e se cria um site usando o DotNetNuke, que é um CMS feito em .Net (mais especificamente, vb.net).

Para baixá-lo, vá até o site http://www.dotnetnuke.com/ e clique em Downloads. Para fazer o download é preciso ser cadastrado. Após cadastrar-se, volte à página de Downloads. Repare que, para a última versão disponível (no momento que escrevo este artigo é a 4.8.4) existem 5 tipos de arquivos para baixar:

  • Source Package  – Contém o código fonte
  • Starter Kit Package  –  Aqui estão os arquivos para que possamos criar sites usando o Visual Studio
  • Install Package  –  Arquivos para instalar em um servidor de produção
  • Upgrade Package  –  Arquivos necessários para atualizar de uma versão anterior
  • Documentation Package – Documentação para desenvolvedores

Nós usaremos a “Starter Kit Package”, para que possamos desenvolver a partir do Visual Studio (mesmo nas versões Express). Então, baixe a versão Starter Kit. Após baixar, instale (basta executar o arquivo).

Abra o Visual Studio (no meu caso é o VS Express), e crie um novo Website (File -> New Web Site). Em Language, selecione Visual Basic. Repare que em “My Templates” deve existir o item “DotNetNuke Web Application Framework”:

Selecione, e dê o nome de DnNuke (ou qualquer outro que queira) ao projeto, e clique em Ok.
O novo site foi criado, e uma página (Welcome.html) é exibida no VS, com informações sobre o DotNetNuke.

Você não precisará mexer em nada no código. Essa forma de instalação foi escolhida para que possa trabalhar com mais facilidae, caso queira alterar diretamente algum conteúdo (como uma template por exemplo).

Repare no Solution Explorer as várias pastas e arquivos criados pelo sistema. Mas a instalação ainda não terminou. Agora vem a criação do banco de dados e a configuração inicial.
Execute o projeto, (Ctrl + F5). A página inicial da instalação/configuração será aberta no navegador:

Atenção: Caso a página não apareça, mas sim uma página de erro, você precisará dar permissão de escrita ao usuário do IIS na pasta em que a instalação está sendo executada.
Se estiver usando Windows 2000 (IIS 5), a permissão deve ser dada para o usuário NomedaMaquina\ASPNET. Se estiver usando o Windows 2003 (IIS 6), a permissão é para o usuário NT AUTHORITY\NETWORK SERVICE.
Após dar a permissão (não esqueça de marcar para que as mudanças afetem também as subpastas/arquivos da pasta), volte ao navegador e dê um refresh na página (F5). Agora você deve ver a página inicial, mostrada anteriormente.

Na página, temos:
Select Instalation Method – Aqui, definimos como queremos fazer a instalação:

  • Custom – Permite que você selecione componentes opcionais para a instalação
  • Typical – É a instalação padrão do DotNetNuke, onde algumas opções são selecionadas automaticamente
  • Auto – O Instalador tenta fazer uma instalação praticamente sem sua intervenção.

Deixe marcada a oção Typical, é ela que usaremos.

Choose Language – Define o idioma do wizard. Deixamos o padrão, English.

Agora, clique em Next. Aparecerá a página de teste de permissões:

Clique em “Test Permissions”. Se estiver tudo ok, aparecerá a mensagem “Your site passed the permissions check“. Clique em Next.

Agora, aparecerá a página de configuração do banco de dados:

O DotNetNuke usa o SQL Server 2005. Na página, as opções são:
Select Database – Aqui, você deve selecionar se irá usar um arquivo do SQL Server (que ficará na pasta App_Data ou se irá se conectar diretamente ao servidor. No caso, escolhi a primeira opção.
Coloque o endereço do servidor (no caso, como é o SQL Express, o wizard automaticamente coloca o “.\SQLExpress”, e seleciona o nome do arquivo automaticamente (Database.mdf), e também deixa marcado “Integrated Security” e “Run as db Owner”. Se você desmarcar o Integrated Security, aparecerão os campos para digitar o usuário e a senha do banco. 
O campo Object Qualifier serve para o wizard criar as tabelas/funções do banco com aquele prefixo (por ex, “dn_”), para evitar algum erro caso existam outras tabelas com o mesmo nome das tabelas padrão que serão instaladas. Em nosso caso, deixe em branco. 
Clique em Test Database Connection. Caso a mensagem “Connection Success” tenha aparecido, clique em next. Senão, reveja as configurações.

Na próxima página, o banco de dados será instalado. Aguarde um pouco. Após a instalação do banco, uma página parecida com essa será exibida:

Clique novamente em next. Aparecerá a página de configuração do “super-usuário” do host. Esse usuário tem poder total. Ele pode criar e remover outros usuários, configurar o host e gerenciar portais (um host pode ter vários portais):



Após  definir os dados do super-usuário, clique em next. 
A próxima página é parecida. Nela, você definirá os dados do administrador do portal que é instalado por padrão. 
A diferença é que aqui você definirá o nome do portal (Portal Title) e selecionará um template (modelo) que o portal usará. No caso, em Portal Title, colocamos “Exemplo de uso do DotNetNuke” e em template deixamos o padrão (DotNetNuke). Clique novamente em Next.


Pronto. Aparecerá uma página com a mensagem “Congratulations, you have successfully installed DotNetNuke.” e um link para ir para o site. Clique no link, e verá uma página parecida com essa:

O site já vem com um conteúdo padrão.

Aqui termina a primeira parte deste tutorial. Nas próximas partes, iremos configurar e manusear o conteúdo de acordo com as nossas necessidades

Wagner disse:
0

No momento, sem fazer uma pesquisa mais abrangente (e sem testar) não tenho como dizer se realmente não suporta.

Neste artigo o autor diz as versões do vista que o DnNuke pode ser instalado, mas não cita o Home Basic. Não sei se por causa do IIS ou por outro motivo.

Mas lembre-se também que, mesmo conseguindo rodar no Home Basic, você precisaria executá-lo (sempre) pelo VS,p/ poder usar o servidor http. Ou talvez consiga melhores resultados usando o Mono (não procurei artigos sobre o DnNuke rodando no Mono, quem sabe eu não teste mais p/ a frente?).

0

infelizmente desativar a UAC não surtiu resultado.

Será que o DotNetNuke não roda com o Vista Basic ?

Wagner disse:
0

Olá, Fabiano. Tudo ótimo, e com você?

Bem, no momento não tenho como testar no Vista Home Basic (nos próximos dias farei um teste), mas algumas coisas que posso tentar sugerir:

O home basic não aceita a instalação do IIS. Então, certamente você está usando o servidor web do VS.

Dê uma olhada nos links que postei nos outros comentários, talvez encontre algo.

Uma última dica é tentar desativar o Controle de Acesso do Usuário (UAC) e tentar rodar a instalação novamente. Após isso, reative o controle.

Para desativar o controle:
Painel de Controle / Contas de Usuário / Ativar ou desativer o Controle de Conta de Usuário.

0

ola wagner, tudo bem ? cara segui esse passo a passo pra criar um site pelo dotnetnuke, dá certo até o passo que testa a conexão com o banco, na tela seguinte, da criação dos scripts, nada acontece, nem dá erro mas também parece que fica em loop infinito…deixei a noite toda rodando e nada aconteceu…

to usando vista basic, com Visual Studio 2008 e a última versão do DotNetNuke com banco Sql Express 2005

o que posso fazer?

abraços

Wagner disse:
0

Opa.

E ele mostra alguma mensagem?

Dê uma olhada aqui, talvez encontre alguma dica:
http://www.dotnetnuke.com/community/blogs/tabid/825/entryid/1546/default.aspx

Aqui também pode achar algo:
http://www.google.com.br/search?q=dotnetnuke+vista

Anonymous disse:
0

Olá Vagner

Desculpa a demora..

Vista Ultimate

Tentei instalar pelo modo install no localhost e tentei atraves do visual devexpress.

O que acontece é que, até consegue criar o banco de dados etc e tal. Diz que instalou…Mas, quand roda a aplicação dá pau direto.

Wagner disse:
0

Olá, Carnette.

Qual é a sua versão do Windows Vista?

Anonymous disse:
0

Ola Vagner

Dei uma olhada nos procedimentos que você adoutou para instalar o DotNetNuke.

Fiz exatamente a mesma coisa, mas, no Windows Vista, deve ter algo que trava o portal após a instalação.

Tem alguma DICA, pois, já instalei este portal na web mas, localmente não to conseguindo.

Obrigado.

Carnette