Por que "Recursividade"?

Bem…Há algum tempo (vários meses, aliás) eu pensei em criar um blog sobre programação/desenvolvimento de software, mas nunca encontrava tempo (leia-se: a preguiça não deixava). Já tive um site (com um design “impecável”, diga-se de passagem) sobre programação em VB e ASP (http://web.1asphost.com/wagnerps/). Quando você ler este artigo é provável que ainda esteja no ar e tenha algum conteúdo – que não é atualizado há “alguns” anos.

Mas o tempo foi passando, fiquei sem vontade de atualizar o site e abandonei. Quando surgiu a febre dos blogs, não me interessei muito, mas com o passar do tempo percebi que pode ser uma forma descontraída de comentar sobre diversos assuntos, de uma forma não tão séria (puxa, descobri a pólvora).

Ok, finalmente criei vergonha na cara e criei o blog. Mas faltava um nome. Cadê minha imaginação e meu talento criativo agora? Fiquei pensando, pensando…”Garoto de Programa” (já que “faço programas”)? Não, fica muito estranho [:P] .

Pensei mais um pouco, e…hum…”Recursividade”? É, tem a ver com o assunto. Na falta de um nome melhor [:P] vai esse mesmo.

Atenção: o blog também é direcionado aos inexperientes. Não que eu vá querer ensinar como fazer um “Hello World”, mas pretendo sim colocar algumas dicas para principiantes.

Atenção(2): também não sou um sabe tudo.

Para quem não sabe, recursividade (ou recursão) é um recurso (desculpem, não resisti [:P] ) onde uma função chama a si mesma n vezes.

Um exemplo (em C#):

static void Main(string[] args)
{

Console.WriteLine(“*** Calcular Fatorial ***”);
Console.Write(“Digite um número: “);
string num = Console.ReadLine();
Console.WriteLine(“Fatorial de {0}:”, num);
Console.WriteLine(Fatorial(Convert.ToInt16(num)));
Console.ReadLine();

}

//Função Recursiva
static int Fatorial(int numero)
{

if (numero == 0)

return 1;

else

return numero * Fatorial(numero – 1);

}

Para mais detalhes sobre recursividade, leia aqui e aqui (assim entenderá melhor – se ainda não entendeu – o significado da frase do blog). Sobre fatorial, veja aqui.

Neste blog não pretendo falar apenas sobre C#, mas também sobre outras linguagens, como Python e Vb.Net, além de ferramentas para desenvolvimento (por exemplo, para modelagem com UML).

Bom…é isso. Espero que esse blog possa ser útil a alguém. Se não for, pelo menos servirá para que eu fique menos estressado 😀 .

0

só mudaria o if( numero == 0) para if (numero <= 1)

Phoenix7 disse:
0

Se um dia deu em mim alguma vontade de fazer sistemas perdi agora…

E eu achando que tava abafando no html mexendo no tamanho dos players… ahahaha

O quanto tenho de aprender… valha!